Mundo GTV | O seu portal de notícias

Notícias Paradas LGBTQIA+

Programação da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo está Confirmada

A celebração ocorre neste domingo, 2 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista.

Programação da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo está Confirmada
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A tão esperada programação dos trios da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, organizada pela ParadaSP, está oficialmente fechada. A celebração ocorre neste domingo, 2 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista. Este ano, a Parada será realizada com o tema "Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo - Vote Consciente por Direitos da População LGBT+", mobilizando a comunidade para assumir um papel ativo na escolha de seus representantes e superar as barreiras legislativas existentes.

Segundo os organizadores, o tema visa incentivar discussões sobre a necessidade de representantes que compreendam e acolham as demandas da população LGBT+, comprometendo-se com leis inclusivas e a diversidade. Para celebrar o tema, a organização convida toda a população a comparecer vestida de verde e amarelo, empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris, simbolizando a retomada dos nossos símbolos.

"Diante desse cenário, torna-se imperativo que o Congresso e as casas legislativas assumam uma postura mais inclusiva, progressista e enfática, garantindo a igualdade e a proteção dos direitos de todas as pessoas", defende Nelson Matias Pereira, presidente da ParadaSP. Ele reforça a importância da conscientização e empatia social para estabelecer um debate qualificado e avançar na legislação específica que combate a LGBTfobia.

Novidades na Parada

Este ano, pela primeira vez desde 1997, a Parada fará um trajeto diferente devido às obras no final da Avenida Paulista, na virada para a Rua da Consolação. Os trios percorrerão o lado ímpar da avenida e o público será orientado a seguir pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra.

A Parada também firmou uma parceria inédita com a prefeitura para ações de sustentabilidade mais efetivas. Serão instalados 100 ecopontos ao longo da Avenida Paulista e da Rua da Consolação para recolhimento de resíduos. Além disso, catadores estarão presentes para auxiliar na limpeza do trajeto e, após o evento, serão plantadas árvores para compensar as emissões de CO2.

Diversas ações buscam tornar a Parada ainda mais inclusiva em 2024, incluindo casamentos de dois casais homoafetivos, dois novos palcos, rodas de conversa sobre racismo e empoderamento feminino, testagem de ISTs, bloco de pessoas com deficiência e mais.

Destaques da Programação dos Trios Elétricos

  • Trio Vivo – Artista: Pabllo Vittar
  • Trio Burger King – Artista: Banda UÓ
  • Trio L'Oréal Brasil/Terra – Artistas: Sandra de Sá e Ludmillah Anjos, Tiago Abravanel, Filipe Catto e Minhoqueens
  • Trio Amstel – Artista: Gloria Groove

Destaque Especial: Trio Drag Brasil

O Trio Drag Brasil, coordenado por Salete Campari e Xênia Star da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), traz uma atração especial com Drag Queens e Drag Kings periféricos e militantes. Heitor Werneck, diretor artístico da Parada LGBTQIAP+ na cidade de São Paulo, destacou a importância dessa iniciativa. Segundo Werneck, "essa ação não apenas proporciona um espaço de expressão para os artistas, mas também fortalece a cultura LGBT+ ao valorizar a diversidade e a inclusão." A lista de participantes será renovada a cada ano para dar visibilidade à arte drag, que está enraizada na cultura LGBT+.

Regis Machado, que dá vida ao personagem Xênia Star, destaca: "A figura da drag é capaz de questionar o funcionamento do mundo e a maneira como os gêneros são encarados pela sociedade. Essa reflexão é feita de forma que as pessoas reflitam sobre o lúdico, suas emoções, sensações e sobre política. Tudo isso é englobado." "Eu sei que não vamos mudar tudo o que queríamos no Brasil, mas só de juntar pessoas, levar temas para as ruas, já é um ato político gigantesco. Não tenho dúvidas de que a Parada do Orgulho LGBT é a maior manifestação democrática do país", disse o sócio-fundador da APOLGBT-SP, Nelson Pereira, em 2022 ao Terra NÓS.

Patrocinadores e Apoios

  • Patrocinador Master: Amstel
  • Patrocinadores: Terra, Vivo
  • Co-Patrocinadores: L'Oréal Groupe
  • Apoio: Philip Morris do Brasil, Amstel VIBES, 3M, Burger King, B. Council, Zurich, Accor, Warner Music
  • Apoio de Comunicação: FOME, Climatempo
  • Apoio Institucional: Prefeitura da Cidade de São Paulo, Governo de São Paulo
  • Realização: APOLGBT-SP

Prepare-se para um evento histórico, cheio de energia, diversidade e inclusão!

XÊNIA STAR DRAG

11-98316436
FONTE/CRÉDITOS: Xênia Star
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Você está no atendimento da Mundo GTV! Aguarde,iremos te atender em breve.