Mundo GTV | O seu portal de notícias

Notícias Paradas LGBTQIA+

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ apresenta Espaço VR com experiências de Realidade Virtual de temáticas LGBT+

Um espaço imersivo de Realidade Virtual (VR) com três experiências de temáticas LGBT+.

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ apresenta Espaço VR com experiências de Realidade Virtual de temáticas LGBT+
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A 23ª edição da Feira da Diversidade (30 de maio, no Memorial da América Latina) traz uma novidade aos visitantes: um espaço imersivo de Realidade Virtual (VR) com três experiências de temáticas LGBT+. O local fica ativo das 12h às 18h e a entrada é gratuita, mediante pré-cadastro na plataforma Sympla.

 

Uma das atrações é "Híbrido", dirigida por Robson Catalunha. A experiência explora a metamorfose de humanos em plantas, inspirada nos retratos humanos-botânicos do fotógrafo francês Cal Redbeck. Os participantes são levados a uma jornada transhumanista onde os limites entre o orgânico e o artificial se fundem de maneira extraordinária, oferecendo uma visão única e inovadora sobre a relação entre humanidade e natureza.

 

Outra experiência imersiva é "Labirinto Feminino", que apresenta a história de duas mulheres, uma cis e uma trans, que estão prestes a se casar. Com atuações de Wallie Ruy, Gabriela Gama e Shirtes Filho, a narrativa revela as complexidades dos relacionamentos e das identidades, escondidas sob uma aparente felicidade. A trama expõe uma realidade sombria e emocionante, proporcionando uma reflexão profunda sobre as vivências femininas no contexto LGBT+.

 

Por fim, "Queer Utopia: Act I – Cruising", dirigida por Lui Avallos, convida o público a testemunhar as memórias mais íntimas e contraditórias de homens gays com mais de 60 anos. Esta experiência, premiada nos festivais de Veneza e MixBrasil, é um ensaio intergeracional sobre a luta pelos direitos LGBT+. Ao mergulhar no passado, o filme reimagina uma visão utópica do futuro, propondo uma reflexão sobre a trajetória e os desafios enfrentados pela comunidade ao longo das décadas.

 

Histórico da Feira Cultural da Diversidade LGBT+

Em 2001, com o começo da consolidação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, houve a necessidade de criar um calendário oficial com mais eventos com participação ativa da comunidade LGBT+. Inspirada na Castro Street Fair, de San Francisco, a Feira nasceu com o nome de Feira da Vieira no Largo do Arouche, lugar de maior visibilidade e acolhimento para a população LGBT+. 

A 1° edição contava com 15 tendas e, pela primeira vez, um palco na Av. Vieira de Carvalho com o Largo do Arouche foi destinado a artistas e talentos LGBT+ em início de carreira. Neste período, a Feira contou com vários apoiadores históricos, como o estilista Walério Araújo, que fez a produção do palco com dezenas de peças de chita; a icônica travesti Alma Smith e apresentação da Silvetty Montilla, entre outras. De acordo com a Polícia Militar, a feira recebeu um público estimado de 15 mil pessoas.

Devido ao seu crescimento e expansão, houve a necessidade de transferi-la, depois de algumas edições, para um espaço maior. Dessa forma, a Feira ocorreu na Praça da República e no Vale do Anhangabaú. Foi em 2005 que, pela sua importância e crescimento, ela passou a se chamar Feira Cultural da Diversidade LGBT+. Desde o ano passado, a feira é realizada no Memorial da América Latina.

Patrocínio Master de AmstelPatrocínio TERRA e VIVOCopatrocínio L'Oréal GroupeApoio Amstel VIBESApoio Institucional Memorial da América Latina

Serviço:23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+Data: 30 de maio de 2024, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, das 10h às 21h Local: Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 660 - Barra Funda, São Paulo - SP Entrada: Gratuita com pré-cadastro online no link da Sympla

Como chegar: Metrô Barra Funda (Linha Vermelha), táxi, aplicativo, ônibus Terminal Barra Funda ou carro (estacionamento pago no local)

A 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ é uma realização da APOLGBT-SP, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Informações adicionais para Imprensa:

Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Diogo Locci - assessoria@pevi56.com | 11 9006 0642

Angelina Colicchio - angelina@pevi56.com | 11 99299-2877

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa - Pevi 56
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Você está no atendimento da Mundo GTV! Aguarde,iremos te atender em breve.