Mundo GTV | O seu portal de notícias

Notícias Direitos LGBTQIA+

1º Festival LGBTQIA+ Bertioga - Betinha de Cacique

festival LGBTQIA+ de Bertioga, reunindo artistas locais e de outras regiões, trazendo visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ e promovendo a integração de artistas e público

1º Festival LGBTQIA+ Bertioga - Betinha de Cacique
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O 1º Festival Betinha de Cacique é uma celebração da diversidade, liberdade sexual e inclusão, promovida pelo Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Bisnetos de Cacique. Este festival homenageia um ícone gay dos carnavais de Bertioga: Betinha de Cacique.

Desde sua fundação, o Bisnetos de Cacique tem sido um baluarte do movimento LGBTQIA+, defendendo a causa e oferecendo acolhimento e apoio à comunidade. O nome da escola homenageia Cacique, pai de Betinha, refletindo a conexão íntima entre a escola e a luta pela liberdade sexual e de expressão. O Bisnetos de Cacique busca continuamente fortalecer a proteção à comunidade LGBTQIA+ de Bertioga, que ainda enfrenta violência e discriminação.

"O Festival Betinha de Cacique é o primeiro grande festival LGBTQIA+ de Bertioga, reunindo artistas locais e de outras regiões, trazendo visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ e promovendo a integração de artistas e público. Este evento cria uma rede de apoio e fortalecimento, destacando a importância do respeito e da tolerância, valores sempre defendidos pelo Bisnetos de Cacique." afirma Babalorisá Tiago Ty Oyà

Betinha se apresentou em diversos carnavais desde a década de 1980 no Recanto do Pedrão, o primeiro movimento carnavalesco de rua de Bertioga. Este local, na Boca da Égua, foi também o berço da Escola de Samba Bisnetos de Cacique em 1999. Conhecida por seu carisma e talento, Betinha se tornou uma figura icônica, levando alegria e cor às ruas de Bertioga e inspirando muitas pessoas com sua autenticidade e coragem.

O presidente do GRCES Bisnetos de Cacique, Manoel Fernandes, fala com emoção: "Betinha de Cacique foi um dos primeiros gays assumidos de Bertioga, conhecido por seu carisma e bom humor. Ele enfrentou diversos preconceitos e limitações, abrindo caminho para as conquistas dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Sua autenticidade, coragem e conexão com a sociedade tornaram Betinha uma figura central no movimento arco-íris de Bertioga e nos desfiles carnavalescos do Bisnetos de Cacique."

" Organizar a primeira edição de um evento como este em Bertioga traz inúmeros desafios, desde a formação de uma rede de voluntários até a obtenção de apoio em diversos segmentos. Felizmente, um time engajado de voluntários e patrocinadores está fazendo deste festival um marco histórico. O evento não só celebra a memória de Betinha, mas também promove a união da comunidade e a luta contínua pelos direitos e pela visibilidade LGBTQIA+." Afirma Manoel Fernandes

"Ser LGBT é um ato político. Transformar isso em arte e trabalho é ainda mais político, especialmente no país que mais mata LGBTQIA+ no mundo. É importante para nós, que somos artistas LGBTQIA+, usar essa posição como uma oportunidade de falar. Somos formadores de opinião e temos a chance de nos expressar em prol da causa; precisamos usar essa ferramenta", afirma Xênia Star, drag queen ativista e apresentadora do evento.

Os organizadores tem em seu elenco artistas locais e renomados, Xênia Star, DJ Pedrinho Iori,  Tinna , Arthemys Beauty, Duo Bellydance, Fereng Leecller, Lilah Malak, Nah Malak, Stanley, Trava Wilson e Mais Surpresa, incluindo simpatizantes da causa LGBTQIA+. A expectativa é elevar a autoestima da comunidade e promover a integração social, proporcionando momentos de diversão em um ambiente de alegria e respeito. O festival também pretende ser um ponto de encontro para discutir questões importantes que afetam a comunidade LGBTQIA+.

"Durante o mês do Orgulho, o 1º Festival LGBTQIA+  Bertioga -  Betinha de Cacique celebra um dos maiores ícones do movimento arco-íris da cidade. No dia 29 de junho de 2024, prestaremos um tributo à coragem de Betinha de Cacique, caiçara de Bertioga, primeiro gay assumido e pioneiro nos desfiles carnavalescos do município. Muito antes dos anos de chumbo, Betinha enfrentou os preconceitos da sociedade com autenticidade, coragem e elegância. Para celebrar sua coragem e determinação, convidamos você a participar deste evento, que já conta com diversos artistas confirmados", afirmou Priscilla Morethson, primeira secretária do GRCES Bisnetos de Cacique.

"Quando meu amigo de longa data, Thiago, (Babalorisá Tiago Ty Oyà ) me mandou uma mensagem convidando-me para participar, fiquei muito feliz em poder ajudar. O 1º Festival LGBTQIA+  Bertioga -  Betinha de Cacique tem tudo para ser um grande sucesso, pois conta com pessoas muito competentes na organização. Vamos celebrar a vida, o amor, e homenagear Betinha de Cacique, uma referência para Bertioga", fala Xênia Star Apresentadora e Ativista LGBT de grande destaque em eventos.

"Ser um DJ atuante e ter orgulho de mim e do meu trabalho é uma grande satisfação. Quando recebi o convite para tocar no 1º Festival LGBTQIA+ de Bertioga - Betinha de Cacique, aceitei na hora. É muito gratificante ver nossa profissão sendo valorizada e fazer parte desta história marcante. Entre as músicas que pretendo tocar para animar a pista e não deixar ninguém parado, estão 'Bum Bum de Ouro' da Gloria Groove, 'New Rules' da Dua Lipa, 'Anna Wintour' da Azealia Banks, 'Corpo Sensual' da Pabllo Vittar, 'Vai Malandra' da Anitta, 'Sissy That Walk' da RuPaul e 'We Found Love' da Rihanna." Fala DJ Pedrinho Iori – Um dos destaque da noite.

O presidente do GRCES Bisnetos de Cacique, Manoel Fernandes, agradece o apoio de:

  • G.R.C.E.S. Bisnetos de Cacique - De Bertioga mané!
  • MUNDO GTV
  • Coletivo LGBT Bertioga
  • Tiago Jediel (Babalorisá Tiago Ty Oyà)
  • Dra. Priscilla Morethson
  • Secretinho Moda Íntima
  • Barraca do Misa Bertioga
  • Pastel do Chiquinho
  • Amanda Mouraf | Fotógrafa & Artista Circense
  • Zeles Drags
  • XS Produções
  • Dr. Vinicius Vieira Dias
 

Venha desfrutar de apresentações de Drag Queens, Danças Diversas, Stand-Up Comedy e outras performances no 1º Festival LGBTQIA+  Bertioga -  Betinha de Cacique.

📍 Local: Rua Três, 2160 - Jd Albatroz II, Bertioga - SP

🗓️ Data: 29 de junho de 2024

🕗 Horário: A partir das 20h

📲 Ingressos: Compre pelo WhatsApp 13 99189-4807

Não perca a chance de fazer parte deste momento histórico para a comunidade LGBTQIA+ de Bertioga.

FONTE/CRÉDITOS: XÊNIA STAR DRAG
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Você está no atendimento da Mundo GTV! Aguarde,iremos te atender em breve.